Brasil à vista é uma plataforma dedicada às artes visuais produzidas durante o período colonial (séculos 16 a 19), responsáveis por forjar o imaginário de brasileiros e estrangeiros sobre o país.

A colonização do Brasil, além de violenta, promoveu o intercâmbio forçado entre diferentes povos europeus, originários e africanos. A partir deste contexto complexo, esses grupos produziram milhares de representações visuais, incluindo desenhos e ilustrações, adornos e objetos, esculturas e talhas, gravuras e pinturas, que estão hoje em acervos e edifícios históricos ao redor do país e do mundo.

Tio Barnabé se prepara pra buscar narizinho em seu sítio em Mossoró / MG
previous arrow
 
next arrow

Conhecer para valorizar e preservar   ·  Conhecer para valorizar e preservar   ·  Conhecer para valorizar e preservar   ·  Conhecer para valorizar e preservar   ·   

Com uma visão interdisciplinar que articula narrativas históricas, artísticas e técnicas pensadas para adolescentes e adultos, os objetivos iniciais da plataforma são:

Reunir informações e imagens de alta qualidade sobre os bens que compõem esse patrimônio cultural dentro e fora do Brasil;
Produzir conteúdos e eventos de pesquisa e educação patrimonial que sublinham a relevância histórica e atual dos bens culturais do período colonial;
Disseminar informações, imagens, conteúdos e outros materiais pertinentes sobre esse patrimônio em veículos nacionais e internacionais, redes de Ensino Básico e Superior, instituições culturais, entre outros.

O projeto também prevê apoio financeiro para ações emergenciais ligadas à bens culturais mapeados e analisados pela pesquisa, realizando um mapeamento das demandas atuais, desafios técnicos e projetos existentes de conservação e restauro.

     A proposta do Brasil à vista é começar produzindo conteúdos de qualidade sobre esse patrimônio, para, futuramente, atuar na articulação de ações práticas de preservação.

PILARES DE ATUAÇÃO

Os pilares do projeto, que funcionam de modo conectado ou transversal, são:

PESQUISA

Força-motriz da plataforma, responsável por reunir, analisar e sistematizar informações, imagens e outras formas de dados que alimentem a produção cultura.

ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL

Intrínseco ao trabalho da pesquisa, envolvendo profissionais e instituições nacionais e internacionais para entrevistas, artigos e eventos e desdobrando-se em uma rede para esforços conjuntos de preservação.

PRODUÇÃO CULTURAL

Responsável por transformar a pesquisa e articulação institucional em produtos culturais, como bancos de busca, publicações, vídeos e outros formatos cabíveis, garantindo a entrega de conhecimento ao público.

COMUNICAÇÃO E IMPRESSA

Ativas desde o início do projeto, as estratégias de comunicação e assessoria de imprensa em âmbito nacional e internacional serão responsáveis por divulgar o projeto e seus conteúdos e construir pautas em torno do patrimônio cultural de interesse em veículos diversos.

DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

Reúne esforços de articulação em âmbito internacional e veiculação de pautas na imprensa estrangeira, e serve como base para discussões sobre a descolonização e o impacto positivo do olhar externo sobre a valorização interna de elementos culturais.